Fotografia: António Reis

Fotografia: António Reis

A Associação de Promoção Social, Recreativa, Desportiva e Humanitária de Maceira deu início, a 10 de Setembro de 2020, ao projeto “Maceira – Embaixadores D’Aldeia”. Este projeto conta com a participação da Câmara Municipal de Fornos de Algodres e da Junta de Freguesia de Maceira, como seus principais investidores sociais.

“Maceira – Embaixadores D’Aldeia” é uma iniciativa de empreendedorismo social, a três anos, que pretende envolver toda a comunidade da aldeia de Maceira, combater o despovoamento que se faz sentir nestes territórios, através de atividades colaborativas de promoção do património, da cultura e da natureza, orientadas para o desenvolvimento turístico da aldeia. Trata-se de integrar a oferta turística com a realidade patrimonial da aldeia em particular e da região no geral, através da oferta de experiências baseadas na observação do património histórico construído, na interação com o património natural e cultural e com a produção endógena, tendo como principais atores as pessoas da aldeia – os “Embaixadores da Aldeia”.

O projeto não só permitirá a criação de ferramentas coletivas de promoção turística como ajudará a promover o envelhecimento ativo, a participação coletiva e cívica, e a valorização dos recursos endógenos, assentando em 3 pilares fundamentais:

  • o desenvolvimento de um programa de capacitação de guias comunitários;
  • a definição e gestão dos percursos de promoção turística através de dinâmicas de participação ativa da comunidade;
  • a inclusão digital como forma de comunicação e marketing turístico inclusivo.

O que se oferece é um conceito de turismo comunitário de aldeia acessível e inclusiva, que, articulado com as iniciativas e vivências da comunidade residente, procurará criar condições para um futuro sustentável do ponto de vista económico, social, ambiental e patrimonial.