O projeto Embaixadores d’ Aldeia surge do potencial de continuidade do projeto Maceira – Embaixadores d’ Aldeia, numa vertente geograficamente mais alargada, tento como abrangência todas as Freguesias e Uniões de Freguesias do Município de Fornos de Algodres.

 O objetivo principal é combater o despovoamento, o isolamento social e geográfico, a solidão e inatividade da população, procurando desenvolver um projeto que esteja centrado nas pessoas e no seu modus vivendi. As pessoas da aldeia são os Mestres do saber oral, os tesouros humanos vivos que melhor conhecem o património local e que, ao partilharem o seu saber, as suas histórias, partilham também o seu AMOR pela terra. Conhecer um local através das pessoas que nele vivem é uma experiência diferente (e única), que não faz parte dos pacotes turísticos, mas que, uma vez experimentada, viabiliza uma nova relação com o património, e, sobretudo, uma ligação diferente com o local que se visita.

A criação deste projeto evoca a importância da aquisição e transmissão de conhecimentos e saberes populares e, principalmente, a importância das PESSOAS e do seu apego ao lugar onde têm as suas raízes e onde legitimamente se afirmam como seus EMBAIXADORES. Com eles viaja-se facilmente por um Portugal profundo ao encontro de outras vivências e realidades mais genuínas, ricas em autenticidade.

O Embaixadores D’Aldeia assenta em 3 pilares fundamentais:

  • o desenvolvimento de um programa de capacitação de guias comunitários;
  • a definição e gestão de atividades de promoção turística através de dinâmicas sustentáveis de participação ativa da comunidade;
  • a inclusão digital como forma de comunicação e marketing turístico inclusivo.

Este projeto conta com 3 técnicos que têm como missão desenvolver/implementar as seguintes atividades:

ATIVIDADE 1 – EMBAIXADORES D’ALDEIA

  1. Programa de capacitação Embaixadores d’Aldeia. Desenvolvimento de ações de capacitação Intergeracional para a promoção de cada aldeia. Trata-se de um programa de transferência de conhecimentos e de aplicação prática para os beneficiários do projeto, de modo a preparar os mesmos para assumirem a função de Guias/Embaixadores junto dos visitantes e turistas das aldeias, ajudando-os a descobrir e explorar os principais pontos de interesse e as vivências das aldeias.
  2.  Rede de alojamentos Embaixadores d’Aldeia. Foco na criação de uma oferta turística informal, através do conceito de partilha de experiências com os turistas. A economia de partilha e experiência tem atualmente uma posição definida no setor do alojamento turístico, tendo uma rede de alojamentos turísticos estabelecida no concelho será muito enriquecedor aliar os operadores turísticos a este projeto.
  • Histórias d’aldeia. Recolha de histórias de vida, contos e lendas associadas aos pontos de interesse comunitário e turístico. Como exemplos de dinâmicas a desenvolver destacamos:
  1. recolher, classificar e editar fotografias antigas em cada aldeia;
    1. levar a exposição de fotografia antiga “Nós Somos a Aldeia” a todas as aldeias do concelho.
    1. editar livro Histórias d’Aldeia (rostos, relatos, fotografia antiga, etc. de todas as aldeias do concelho);
    1. edição de séries de postais de fotografias antigas;
    1. criar um Mural “Nós somos a aldeia” em cada uma das aldeias do concelho com fotografias associadas à história local.

ATIVIDADE 2 – CAMINHOS INCLUSIVOS

  1. Ponto de encontro entre memória herança e criação. Nesta atividade pretende-se trabalhar a informação recolhida na atividade 1.3 Histórias d’Aldeia e criar produtos onde se conjugue o património, cultura e turismo na promoção do envelhecimento ativo através da realização de sessões coletivas e colaborativas. Para uma melhor visualização do pretendido nesta atividade, apresentamos as seguintes dinâmicas a desenvolver: visitas guiadas às aldeias orientadas por Embaixadores; recolha, registo e difusão de conteúdos da tradição oral, do “saber fazer” de artes e ofícios e outras manifestações culturais do património imaterial; criar a SEMANA DO PATRIMÓNIO; recolha de músicas populares infantis; realizar espetáculo Multimédia “(RE)CANTOS DA MINHA INFÂNCIA” itinerante; criar vídeo “Embaixadores d’ Aldeia”; realização de workshops de iniciação à fotografia e saídas de campo.
  • Teatro – Nós somos a Aldeia. Será materializada através de sessões de conceção do guião do teatro, encenações e produção a animação do espetáculo Teatro Vivo.
  • Agri-cultura não é para meninos. As famílias são convidadas a partilhar a experiência da sua horta com os turistas, criando condições para a mobilidade e a acessibilidade. Como dinâmicas destacamos: criar e desenvolver um programa de capacitação/formação diversificado; lançar 2ª edição do Concurso das Hortas/ Festival das Hortas; ensinar a produzir os próprios “fito-fármacos” biológicos; workshop “Urtiga para Totós”.
  • Centro popular de artes culinárias. Os embaixadores serão convidados a partilhar a sua mesa, a gastronomia e o convívio com os turistas. Como dinâmicas destacamos: recolha de receitas antigas; dinamizar um Programa de formação em Artes Culinárias Ancestrais; implementar calendário gastronómico 2024 – 2026; lançar Concurso Novos Produtos que tenham a ver com a identidade diferenciadora de cada aldeia; ajudar a registar marcas de produtos de reconhecida qualidade; editar Carta Gastronómica do Município e ditar Livro de receitas e realizar Festival de Sopas à base de urtiga.

ATIVIDADES 3 – EMBAIXADORES DIGITAIS

  1. Redes sociais – FACE E INSTA. Programa de Capacitação para uso das redes sociais, materializado através da realização de sessões de capacitação, demonstração e animação de redes sociais.
  • Criar o website Embaixadores d’Aldeia, dedicado ao património local, uma plataforma interativa que permitirá aceder e trabalhar no arquivo em rede, não só para obter conhecimento sobre o património concelhio. 
  • Youtube “Nós somos a aldeia”. Criação e desenvolvimento do canal de Youtube do concelho, com a participação da comunidade, materializado através da realização de sessões de capacitação, montagem e animação do canal digital do concelho.
  • Vídeo Nós Somos Embaixadores d’Aldeia. Criação e produção do Vídeo Comunitário “Nós somos Embaixadores d’Aldeia”, materializada através de sessões de trabalho/atividades de criação e produção de vídeo.

Embaixadores D’Aldeia” tem como entidade implementadora a Associação de Promoção Social, Recreativa, Desportiva e Humanitária de Maceira e é desenvolvido com o apoio da iniciativa Portugal Inovação Social 2030 – programa Parcerias para a Inovação Social e conta com a participação da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Junta de Freguesia de Fornos de Algodres, Junta de Freguesia de Maceira, Farmácia Portugal como seus principais investidores sociais. Para a execução do projeto são parceiras todas as Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia do concelho, entidades como a Guarda Nacional Republicana através do departamento de Programas Especiais, o movimento associativo e escolas.