Respostas Sociais

Esta Resposta Social destina-se a acolher pessoas idosas de ambos os sexos, cuja situação social, familiar, económica e/ou de saúde não lhes permite permanecer no seu meio habitual de vida, criando serviços e desenvolvendo atividades que permitam contribuir para a estabilização e retardamento dos fatores evolutivos associados ao processo de envelhecimento.

A Estrutura Residencial para Idosos, na sua atuação tem como principais objetivos:

1. Proporcionar serviços permanentes e adequados às necessidades biopsicossociais das pessoas idosas;
  2. Assegurar um atendimento individual e personalizado em função das necessidades específicas de cada pessoa;
  3. Promover a dignidade da pessoa e oportunidades para a estimulação da memória, do respeito pela história, cultura, e espiritualidade pessoais e pelas suas reminiscências e vontades conscientemente expressas;
  4. Contribuir para a estimulação de um processo de envelhecimento ativo;
  5. Promover o aproveitamento de oportunidades para a saúde, participação e segurança e no acesso à continuidade de aprendizagem ao longo da vida e o contacto com novas tecnologias úteis;
  6. Prevenir e despistar qualquer inadaptação, deficiência ou situação de risco, assegurando o encaminhamento mais adequado;
  7. Contribuir para a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar;
  8. Promover o envolvimento e competências da família.

A Estrutura Residencial para pessoas Idosas proporciona um conjunto diversificado de atividades e serviços, em função das necessidades dos seus clientes, nomeadamente:

• Alojamento permanente;
  • Alimentação adequada às necessidades de cada cliente;
  • Cuidados de Higiene e conforto pessoal;
  • Lavagem e Tratamento de roupas;
  • Colaboração na prestação de cuidados de saúde sob supervisão de pessoal de saúde qualificado, designadamente, técnico de enfermagem;
  • Organização de diferentes atividades de animação, ocupação, recreio, desporto e cultura, em função das suas caraterísticas e capacidades de modo a contrariar os efeitos dos défices de mobilidade, procurando melhorar autonomia física a auto-estima e o treino da memória do utente/cliente;
  • Disponibilização de informação facilitadora do acesso a serviços da comunidade adequados à satisfação de outras necessidades;
  • Administração de fármacos quando prescritos
  • Transporte e acompanhamento do utente ao exterior
  • Serviço de cabeleireiro
  • Serviço de fisioterapia (através de parceria com entidade externa)